quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mr. Sudoku

"Hoje acordei furioso!"
"Foi assim, nestes termos, que certa manhã na praça dos Vosges, em Paris, um velho judeu interpelou Marek Halter (Hoje Acordei Furioso! Um Escritor de Mal com o Seu Tempo, de Marek Halter ,Edição/reimpressão: 2008, Editor: Bizâncio, ISBN: 9789725303736)."
Há já bastante tempo que "encontro", ou seja, vejo, contemplo, admiro a postura do meu "supostamente  ou hipotético interlocutor" matematicamente sentado durante a hora de almoço num dos bancos de jardim do Parc du Cinquantenaire, em Bruxelas. Fuma cigarilha e joga sudoku. Chova ou faça sol, ou até mesmo com neve (como já tive oportunidade de o fotografar em Janeiro deste ano, com o Cinquantenaire vestido de branco) lá está o meu "parceiro" concentrado: não sei se na cigarilha que só pode fumar em espaços abertos, se no sudoku que só pode jogar a solo.
Pensei já por várias vezes meter-me à conversa com ele. Não para lhe dizer que naquele dia "acordei furioso", como fez o velho judeu de Marek Halter e daí encetar um novo ciclo de conversas de jardim público às horas de almoço com um desconhecido, mas para matar de uma vez por todas a curiosidade sobre este personagem: será ele eurocrata? Parece-me que sim! Será ele espanhol? Não sei porquê, mas acho que sim; se não, pode ser flamengo ou grego. E não me perguntem por que é que penso assim. Será um viciado dos jogos de paciência, entre os quais o sudoku ou simplesmente um cidadão normal, vulgar, que curte a sua depressão isolando-se juntamente com o seu bloco de jogo e a cigarilha? De todas, tenho a impressão de ter acertado na última.
Mas um dia destes vou tirar as coisas a claro e depois conto como foi.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário