terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ásia Central - Central Asia: Fotografias - Photographs (vol. I)



Viajar, trabalhar, ou simplesmente passar por terras da Ásia Central implicam quase que necessariamente a existência de fotografias. Não que exista  - apenas! - a pressão de se fotografar como acontece sempre que temos a sensação de não mais voltar àqueles lugares, mas porque as gentes, os monumentos, as paisagens pedem um registo.

Foi isto que aconteceu comigo durante os vários anos que me proporcionaram várias viagens à Ásia Central e à Rota da Seda.

Durante cerca de sete anos, exibi em diversos locais mais de cinquenta fotografias a que decidi, pomposamente, ligar as referências de Ásia Central ou Rota da Seda. As fotografas "viajaram" em Bruxelas, em diversos locais da Comissão Europeia e não só, e também em Portugal: Matosinhos, Porto e por fim no Teatro de Vila Real. Foi com esta última exposição que esteve patente durante o passado mês de Abril de 2009 que me pareceu ter sido atingido o limite máximo de paciência que posso pedir ao público para apreciar as minhas fotografias sobre esta parte do mundo.

As fotos regressaram agora à "casa-mãe", a Bruxelas, e estão juntas com muitas outras que nunca viram grande luz do dia, porque nem tudo se pode expor.

Mesmo que esta exposição ou o tempo de a expor tenha chegado ao fim - pelo menos para mim - parece que as fotos ganharam alguma autonomia em relação ao autor e por isso fervem dentro das molduras. Pedem para continuar o seu caminho, nem que seja por forma diferente do das exposições em galerias ou espaços públicos.

Com as vantagens da Internet e dos blogues, acho que as fotos encontraram o que pediam. Vou, por isso, passar a expô-las (por fases sucessivas) neste blogue. Esta é a apresentação do primeiro "volume". Os restantes serão provavelmente acompanhados de um texto semelhante a este, em inglês e em francês. Nada de pretensiosismos; trata-se apenas de tornar a comunicação também acessível aos meus amigos anglófonos, francófonos e outros que, por diversas razões, ainda não conhecem bem o português.

Ásia Central - Volume I


("Oltonay", ou "Golden Moon", 2004, Bukhara, Uzbekistan)



(Refeição típica Uzbeque, Bukhara, Uzbekistan)



(Vendedor de especiarias, Bukhara, Uzbekistan)


(Vendedor de galinhas, Bukhara, Uzbekistan)


(Vendedor de especiarias, Bukhara, Uzbekistan)



(Escola primária, Kurgan-Tyube, Khatlon, Tajikistan)


(Escola primária, Kurgan-Tyube, Khatlon, Tajikistan)


(Syrkhandarya, Uzbekistan)


(Syrkhandarya, Uzbekistan)


(Syrkhandarya, Uzbekistan)


(Syrkhandarya, Uzbekistan)



(Syrkhandarya, Uzbekistan)


(Syrkhandarya, Uzbekistan)


(Syrkhandarya, Uzbekistan)


(Bukhara, Uzbekistan)


2 comentários:

  1. Bom dia. Mais uma espreitadela ao seu blogue e admiração pela sua sensibilidade e pelas tocantes fotografias! Obrigada por partilhar.

    ResponderEliminar