segunda-feira, 25 de junho de 2012

PORTO DE ABRIGO - Uma casa para Oecusse


Projecto "Uma Casa para Oecusse"



"Porto"
"Local onde os barcos estão ao abrigo das tempestades ..."
(Ambrose Bierce, 1842-1914)

O conjunto de fotografias que se segue corresponde à colecção exibida na exposição realizada no espaço da Direcção-Geral da Política Regional, Comissão Europeia, em Bruxelas, de 15 de Março a 15 de Maio de 2012, sob o tema "Porto de abrigo". A maior parte das fotografias, já impressas em papel Kodak, foram editadas no formato a cores, 28cm-35cm. Três delas foram apresentadas no formato 50cm-75cm e cinco a preto e branco também 28cm-35cm.

A razão desta  apresentação prende-se com a visita que fiz a Timor-Leste em Maio passado, em particular ao enclave timorense de Oecusse. Aparentemente nada explica esta mensagem, nem a ligação com o tema "Porto de abrigo" nem com o enclave de Oecusse. Mas pareceu-me que  a cidade do Porto poderia ser um "porto de abrigo" para o projecto que  eu gostaria de realizar naquele território timorense.

Sendo um péssimo "homem de negócios", eu dificilmente poria as minhas fotografias à venda, sob que pretexto fosse, para ganhar dinheiro com essa venda para proveito próprio. Mas, na minha opinião, por muito que custe dizê-lo, pedir para quem necessita é muitíssimo mais fácil!!! Conhecemos as causas, defendêmo-las, e vamos em frente!

Eu gostaria de dedicar todas estas fotografias ao esforço de construção de - pelo menos! - três casas para três famílias carenciadas, provavelmente afectadas pela lepra, infelizmente ainda muito activa naquele território timorense. Com a venda destas fotografias proponho a recolha e o destino na totalidade dos fundos conseguidos para este projecto. O objectivo é conseguir o mínimo de 10.000 euros. Parece realizável. O orçamento para uma casa anda à volta dos 3.200 US dólares, ou seja cerca de 3.000 euros.

A base de licitação é a seguinte: 150 Euros para o formato 28-35 e 200 Euros para o formato 50-75, sem moldura. Tal como num leilão clássico, cada foto será adjudicada (de acordo com o respectivo número) a quem oferecer o preço mais elevado durante o período de 2 meses contados a partir do lançamento da campanha no Facebook.

Se conseguir vender todas estas fotografias poderemos atingir o valor necessário para a construção.
A ajuda dos fotógrafos é muitas vezes fundamental para mudar a face do mundo. Com a ajuda da venda destas fotografias ajudaremos a mudar, não o mundo inteiro, mas o mundo de algumas famílias pobres de Oecusse. Vamos tentar porque vale a pena!

Dentro de alguns dias ireis ter a possibilidade de ver este desafio lançado também nas principais redes sociais, em particular no Facebook, esperando desta forma atingir o número máximo de contactos para que seja também atingido o objectivo principal desta campanha.

Conto com a ajuda de todos os que gostam do Porto, das fotografias da nossa cidade e dos que gostam de ver a arte ao serviço de causas muito nobres. Conto acima de tudo com a reacção positiva de todos os que têm vergonha de ver a pobreza aumentar no mundo. No nosso mundo!

A carta que a seguir mostro, da autoria da Irmã Maria da Luz, das Irmãs Franciscanas da Divina Providência em missão no enclave de Oecusse desde 2002, explica praticamente tudo.




Projecto "Uma Casa para o Enclave"

Desde 2002 que as Irmãs Franciscanas da Divina Providência em missão no enclave do Oe-cusse têm desenvolvido um projecto com qual têm conseguido, gota a gota, Uma Casa para o Enclave.
Até ao momento já se ajudaram 124 famílias a ter uma habitação digna e com compartimentação de espaços: 1 quarto para filhas, 1 quarto para filhos, um quarto para casal e uma pequena sala.
As pessoas contempladas com uma destas casas são as famílias mais carenciadas e/ou vítimas da doença da tuberculose ou lepra.
Caros amigos, esta é a casa que podeis ajudar a construir ao comprar uma das fotos que o nosso amigo Dr. Joaquim Rodrigues vos apresenta.
Uma família espera por si e pela sua colaboração para ter uma habitação digna. Como dizia S. Francisco de Assis ao restaurar a Igreja de S. Damião: "quem me der uma pedra, terá uma recompensa". Também nós dizemos, quem comprar uma foto para ajudar uma casa, terá uma recompensa...
Que a Divina Providência vos cumule de graças e dons do Céu, extensivas a toda a vossa família.
Com a nossa profunda gratidão, as Irmãs Franciscanas da Divina Providência, Padiae, Oe-cusse, Timor-Leste. 


Irmã Maria da Luz Henriques (Superiora da Comunidade Missionária) 




FOTOGRAFIAS - PORTO DE ABRIGO


Senhor da Pedra
foto #1
(VENDIDA)


Cais do Ouro
foto #2


Barra do Douro
foto #3


Barra do Douro
foto #4


Cais da Ribeira
foto #5
(VENDIDA)


Cais da Ribeira
foto #6
(VENDIDA)


Cais da Ribeira
foto #7



Cais da Ribeira
foto #8


Cais da Ribeira
foto #9
(VENDIDA)


Cais de Gaia
foto #10
(50cmx70cm)




Casario - (Gaia)
foto #11
(VENDIDA)


Barcos Rabelos
foto #12
(VENDIDA)


Barcos Rabelos
foto #13
(VENDIDA)


Muro dos bacalhoeiros
(preto/branco)
foto #14

Cais do Ouro
(preto/branco)
foto #15

Cantareira
(preto/branco)
foto #16

Barcos Rabelos
(preto/branco)
foto #17
(VENDIDA)



Cais da Ribeira
(preto/branco)
foto #18
(VENDIDA)


Neblina
foto #19
(VENDIDA)

Barra do Douro
foto #20



Cais da Meia Laranja
foto #21
(VENDIDA)



Ponte da Arrábida
foto #22

Ponte da Arrábida
foto #23


Ponte da Arrábida
(50cmx70cm)
foto #24

Ponte de D. Luís I
foto #25


Ponte de D. Luís I
foto #26

Ponte de D. Luís I
foto #27

Ponte de D. Luís I
foto #28

Ponte do Freixo
foto #29

Palácio do Freixo
foto #30


Palácio do Freixo
foto #31


Pérgola da Foz
foto #32
(VENDIDA)

Barcos Rabelos
foto #33

Barcos Rabelos
foto #34
(VENDIDA)

Barcos Rabelos
foto #35

Barcos Rabelos
foto #36
(VENDIDA)

Barcos Rabelos
foto #37
(VENDIDA)

Barcos Rabelos
(50cmx70cm)
foto #38
(VENDIDA)

Barcos Rabelos
foto #39
(VENDIDA)


Ribeira
foto #40

Ribeira
foto #41



Serra do Pilar
foto #42


foto #43

Importante: Todos os direitos reservados para o autor. Nenhuma utilização ou reprodução, sob nenhuma forma, são autorizadas sem indicação expressa do autor.

1 comentário: