quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A Morte em Breendonk




Forte Breendonk
foto de J. Silva Rodrigues
Novembro 2009

Eu vi a morte
de noite
– névoa branca –
entre os frascos do soro
rondar a minha cama



Forte Breendonk
foto de J. Silva Rodrigues
Novembro 2009

Era um trasgo
e como tal metera-se
pelas frinchas;
noutra versão,
coando-se através
dos nós da madeira,
ou, noutra ainda,
imitando à perfeição
o gorgolejar da água
nos ralos: eu tremia
covardemente enquanto
ela raspava a parede
com unhas muito lentas



Forte Breendonk
foto de J. Silva Rodrigues
Novembro 2009

Eu vi? Ouvi a morte?
Com toda a probabilidade
e por instantes
era ela – luz negra –
tentando cegar-me...


Forte Breendonk
foto de J. Silva Rodrigues
Novembro 2009

Forte Breendonk, campo de concentração
 http://www.breendonk.be/


Texto:

"Respiração Assistida"
Agosto de 1994
de Fernando Assis Pacheco (1937-1995)

3 comentários:

  1. Fotografias duras, uma boa reportagem.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de ser somente um "campo" de passagem BREENDONK, dá-nos uma ideia da terrivel tragédia da 2a guerra mondial.

    ResponderEliminar
  3. Um pesadelo que nao pode voltar a acontecer!
    Belas fotografias... para variar.

    ResponderEliminar