domingo, 20 de agosto de 2023

19 de Julho de 1974: 45 anos depois


19 de Julho de 1974: 45 anos depois

Também era uma sexta-feira: 19 de Julho de 1974.

Um dia de Julho de 1974, depois de ter acabado o 7° ano do Liceu, passando em revista o Jornal de Notícias como fazia regularmente no Café Record, eu e o amigo de infância José Caldas decidimos responder a dois anúncios no Jornal de Notícias. Havia dois empregos temporários disponíveis. Fomos ambos à entrevista à Manpower Portugal, rua do Campinho, Porto. Ficámos ambos com emprego, um em cada empresa diferente.

Passei a fazer parte da força activa, "agente da Manpower Portugal", destacado na então CPE-Companhia de Electricidade de Portugal, ali mesmo na rua do Bolhão 109, Porto. Que orgulho: com apenas 17 anos de idade já ia trabalhar. Podia aliviar a lista das despesas em casa e comprar os meus próprios cigarros.

Nessa sexta-feira 19 de Julho, de manhã cumpri as formalidades habituais na Manpower e à tarde apresentei-me na rua do Bolhão 109. Que surpresa… aquilo era só gente adulta, diria eu, de certa idade, para não dizer todos velhotes! Tinham todos mais de 20 anos que eu… Velhotes!

Foram todos, chefes e não chefes, os meus mentores, os meus orientadores, os meus mestres e os meus amigos. Alguns partiram deste mundo e deixaram saudades. Muitos ainda estão connosco e ficaram amigos de quem tenho também imensas saudades.

45 anos depois, recordo com ternura e saudade esse dia em que me atrevi a fazer parte da força viva, da "manpower" da electricidade em Portugal. Meses mais tarde seria eu próprio força viva da EDP, Electricidade de Portugal.

Abraço a todos os que conviveram comigo durante estes 45 anos de vida profissional.
E porque hoje, 19 de Julho, também se recorda o desembarque das tropas de D. Pedro nas praias de Pampelido, aqui vai a Memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário