segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Confesso que tenho saudades tuas!

A notícia não podia ser mais violenta, mais dura, mais seca, mais feroz: morreu o nosso colega Pinto Coelho. Um aneurisma foi mais forte do que ele e levou-o para sempre!

O Pinto Coelho tinha um coração do tamanho do mundo. Era directo (por vezes até demasiado), claro  nos propósitos (sempre!) e honesto com os amigos. Tinha sentimentos dos mais nobres. São raros os casos em que um homem se confessa como ele fez comigo. O Pinto Coelho confessou-me há algum tempo um sentimento que raramento se ouve da boca de um ser humano: "Quim sinto saudades de ti!" Mas que grande Pinto Coelho este!!! Lamechas, piegas? Não, apenas um amigão que até sentia saudades do Quim de Bruxelas.

E, sempre na sua, sempre cheio de "speed", aí vai ele a mandar as suas "bocas" do costume que só quem o conheceu bem sabe o tom de grande amigão com que o dizia. Aqui vão algumas das últimas mensagens e pérolas do nosso Pinto Coelho:

Tu estás na mesma! Os anos não passaram por ti e…para que não te assustes, nem agora nem quando me vires, no ficheiro anexo vai a minha actual “tabuleta”!

Bem, eu nunca fui bonito…mas agora abuso!!!!

Um grande abraço


Grande Amigalhaço:

Já armei cagada! Não reparei que, afinal, o F Torres fazia parte dos destinatários!

Quando recebi a tua mensagem lembrei-me logo daquela frequência ou exame de uma cadeira do Dr. Melo e Silva e que ficamos lado a lado na 1ª fila e lemos o ponto um do outro! Lembras–te disto? Parece que foi ontem!

Um grande abraço

Mon Cher Ami:

Ei, porra! Até parece que “sei falar” francês…mas para um “EuroComissionário” tem que ser assim!

Cá estou eu a responder tentando “conservar a camisola amarela”!

Em principio e se tiver saúde, claro, estarei presente!

Cá para nós que ninguém nos ouve: A nossa Colega Fernanda não dá mais uns dias de tolerância.

É que ao contrário da generalidade das Pessoas, a mim sobra-me sempre…mês ao fim do dinheiro!!!

Um grande abraço

Pinto Coelho


Acabei de ver a galeria de fotos!

Duas conclusões ora me apraz registar:

Que as “nossas” Pequenas estão…cada vez mais novas e Bonitas e,

Que tu, Meu Querido Amigo, podes desde já pedir a reforma porque tens o teu futuro assegurado: FOTOGRAFO em Hollywood!!!!

Muito “a sério” te digo que as fotografias têm muita qualidade.

Um grande abraço

Pinto Coelho

UM GRANDE ABRAÇO!!!!!!

Tive um grande prazer em receber a tua mensagem, GRANDE QUIM RODRIGUES!


E assim se acabou a luta entre o nosso amigão e a vida. Deixou-nos um amigo que, estou certo, esteja onde estiver, vai ficar para sempre no nosso coração. Desejo que descanse em paz

2 comentários:

  1. Uma notícia que se apanha por mero acaso e que nos toca fundo, pela surpresa e pelo absurdo que todas as partidas não anunciadas nos provocam.


    Acho que foi um dos primeiros professoes que conheci na Universidade. E, confesso, um dos poucos cujo nome e fisionomia ainda me recordo.

    Logo na aula de apresentação de Economia Politica, 1º ano, se definiu como (palavra sua) "irrascível", fazendo garbo da fama, que vinha de longe, de ser inflexível e inultrapassável na vigilância aos exames. "Qualidades" que fazia questão de cultivar e publicitar e que alguns sentiram na pele!

    Na nossa santa ignorância, no 5º ano tivemos o Dr. Pinto Coelho na vigilância da frequência de Filosofia do Direito (ou lá o que era aquilo ...). Pensamente gerenalizado : "Estamos lixados ... entregamos as folhas em banco..." Ao fim de loooongos e penosos 5 minutos o Dr. Pinto Coelho lá fez o "favor" de sair da sala e pudemos então "fazer" o exame !

    Inesquecível.

    Não esqueço que nos anos seguintes passei a ser conhecido na minha turma como o "irmão do Quim", como ele me chamava. E senti nessa expressão a manifestação de carinho e amizade.

    O Prof. irrascível mostrou-se ao longo das duas cadeiras que nos ministrou ser uma óptima pessoa, um dos poucos professores com quem conversavamos nos intervalos, reunidos á volta de um cigarro (ainda se fumava nos corredores ... e, com ele, ás vezes até na sala), e sempre com uma natural afabilidade, deferência, simpatia e proximidade.

    Que descanse em paz!

    Fernando Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tudo isto é curioso… não visitava o meu próprio blog há anos!!! Por descuido, mas também porque passaram anos, não li este comentário deste que foi aluno do meu querido e saudoso e também irrascível amigo António Américo Pinto Coelho. Este aluno afinal é o "irmão do Quim"... que coincidência, ou não. O Pinto Coelho tinha um coração do tamanho do mundo e só por isso é que ele era como era, um grande amigo. Tenho saudades dele. Abraço ao "irmão do Quim" que acabou por herdar do irmão um professor e um amigo.

      Eliminar